Todo ano é a mesma coisa. Se não acontecer com você, certamente alguém que você conhece será a vítima da vez. As queimaduras causadas por excesso de exposição ao sol e/ou à luminosidade causam dor, desconforto e danos à saúde. E antes de pensar que estamos em um verão particularmente chuvoso, lembre-se que sua mãe, afinal estava certa: mormaço também queima!
A primeira precaução é batida: o uso de filtro solar, cuidado que deve ser tomado independentemente da estação do ano e precisa ser intensificado no verão, quando a exposição à radiação solar é mais intensa e, por isso, pode causar danos mais graves.
Confira algumas orientações para evitar as queimaduras e saiba como tratá-las caso seja necessário.
Não importa a temperatura do dia, ou se o tempo está ensolarado ou nublado. Protetor solar é essencial! Atualmente há produtos de marcas variadas, com cor ou sem cor, e em diferentes preços. Além disso, há também diversos fatores de proteção e características que atendem às especificidades dos mais variados tipos de pele.
Prefira a sombra
Caso vá à praia, piscina ou qualquer lugar de alta exposição solar, nada de “torrar” para renovar o bronzeado. A exposição direta e prolongada ao sol pode ser extremamente danosa à pele. O próprio mormaço, especialmente na praia, já é responsável pelo bronze. Por isso, prefira as sombras e não custa repetir: filtro solar sempre!
Cuidado com o que usa
Cuidado com o uso de bronzeadores e outros produtos como descolorante de pelos e cabelos. Nossa pele é extremamente sensível e a radiação solar aliada a alguns produtos químicos pode causar queimaduras graves além de manchas e outros danos dermatológicos.
Atenção aos sinais
Se depois de se expor ao sol ou à luminosidade você notar vermelhidão e/ou as temidas e doloridas bolhas, o resultado é um só: sua pele foi agredida. Em casos mais graves, pode haver também calafrios, febre, dor de cabeça e tonturas. Em algumas situações, a pessoa pode ficar indisposta e desidratada. Casos mais sérios requer encaminhamento médico especializado imediato.
Na Farmácia Cavalieri, você encontra protetores solar e também o Tegum, uma emulsão feita à base de óleo de andiroba, óleo de melaleuca, colágeno, vitamina A, E e B6, proteínas, ceras naturais e óleos vegetais. Tegum atua na nutrição celular, proporcionando alto poder de regeneração da pele. Por isso, seu uso é extremamente bem-sucedido para casos de queimaduras solares e indicações como ressecamento, dermatites, efeitos dermatológicos adversos da químio e radioterapia, entre outras.