A Farmácia de Manipulação Cavalieri levou as principais dúvidas dos clientes sobre acne para a Dra. Luciana Faria de Melo, dermatologista, de Juiz de Fora. Abaixo, você confere as respostas para tais questionamentos:
O que é a Acne?
A acne é uma doença inflamatória do complexo pilo sebáceo que é constituído pela glândula sebácea e o folículo piloso localizados na derme e com abertura externa na pele.
Como ela se desenvolve?
Esta inflamação ocorre principalmente por aumento da atividade da glândula sebácea produzindo mais sebo associado a um aumento da espessura do Ducati de excreção desta glândula e também pela presença de uma bactéria.
Quais são as causas?
As causas passam desde uma tendência genética até um estímulo maior nesta glândula sebácea, fazendo-a hiperativa. E existem fatores agravantes como alguns medicamentos, alimentos e cosméticos inadequados.
Como ela se caracteriza?
Caracteriza-se por um simples pontinho preto, conhecido como cravo, passando por pústulas, que são bolinhas de pus, até nódulos bem inflamados endurecidos e muito doloridos.
Existem tipos diferentes de acne?
Existem basicamente a acne comedoniana, em que a pele apresenta mais os cravos, e a acne inflamatória, onde predominam as pústulas e nódulos. Numa grande maioria dos pacientes a pele apresenta vários tipos de lesões simultaneamente.
Ela afeta mais os adolescentes? Por que?
Sim. Nesta fase da vida os estímulos hormonais que modificam o corpo também estimulam fortemente a atividade das glândulas sebáceas.
Ela é predominante em algum sexo? Por que?
Não há predomínio de sexo durante a adolescência embora os casos mais graves e intensos predominem nos meninos. Na acne da fase adulta as mulheres são mais acometidas.
Existe predisposição genética para a acne?
Sim. Filhos de pais que tiveram ou têm acne têm uma chance bem maior de também ter.
Cosméticos causam acne?
Sim. Cosméticos oleosos que aumentem a obstrução dos folículos e também com algumas composições com flúor e cloro principalmente.
Alimentos podem causar ou piorar a acne? Quais?
Na dermatologia já está confirmado que uma dieta hipercalórica causa aumento e agravamento das lesões em pacientes que já estão em curso da doença. Estão entre estes alimentos os doces e massas muito calóricas.
O sol ajuda ou pode piorar um quadro de acne?
Num momento inicial parece haver uma melhora, mas quando cessa a exposição ocorre uma piora. Existe também, um tipo especifico de acne solar que é somente causada pelo sol.
A limpeza de pele pode ajudar?
Sim, na fase em que predominam os comedões que compreendem os cravos pretos e os cravinhos brancos.
Medicamentos podem causar acne?
Sim. Vários medicamentos, desde vitaminas, passando por alguns antidepressivos e antiepilépticos até hormônios. No mundo atual em que os suplementos alimentares têm ganhado muita importância temos obrigação de investigar e afastar este uso, pois são potentes causadores de acne.
A acne só atinge quem tem a pele oleosa?
Não. A acne pode estar presente na pele seca também.
Existe prevenção contra acne?
Evitar aqueles agravantes como os cosméticos inadequados e alguns medicamentos e alimentos. Entretanto, a passagem pela adolescência e a tendência genética são fatores mais preponderantes e imutáveis.
Acne tem cura? Qual o melhor tratamento?
Trata-se de uma doença crônica que começa em torno dos 11/12 anos e se estende até 20 anos em média e com resolução espontânea. Existem casos em que ela se prolonga mais e exigirá cuidados por bastante tempo. Felizmente hoje em dia temos um amplo arsenal de medicamentoso de uso tópico e oral, além de tecnologias que permitem um ótimo resultado e com poucas ou nenhumas cicatrizes.