O controle da dor pós-operatória em animais domésticos é uma preocupação crescente, pois é extremamente difícil de ser identificado e, se mal diagnosticada e tratada, leva ao sofrimento do animal. Gabapentina é um anticonvulsivo utilizado efetivamente no tratamento de processos dolorosos neuropático-crônicos, sendo identificada uma tendência ao seu uso como adjuvante no controle da dor aguda pós-operatória. Conheça os benefícios da Gabapentina e saiba porquê ela é um tratamento eficaz.
EFICÁCIA COMPROVADA
Um estudo teve como objetivo avaliar a ação da gabapentina como adjuvante no controle da dor pós operatória em cadelas encaminhadas à mastectomia. Durante o procedimento anestésico foram avaliados: frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial sistólica, oxicapnografia, temperatura retal, concentração final inspirada e expirada de isofluorano. No período pós-operatório o grau de analgesia também foi mensurado.
As variáveis cardiorrespiratórias e os escores de dor e de sedação não diferiram entre os tratamentos. No período pós-operatório, analgesia de resgate foi 40% menos frequente no grupo gabapentina em comparação com o controle. Assim, os pesquisadores concluíram que a administração adjuvante da Gabapentina reduziu o requerimento de Morfina para controle da dor no período pós-operatório em cadelas pós-mastectomia.
PROPRIEDADES
DOSE RECOMENDADA
A dose pode ser ajustada conforme necessário, dependendo da resposta ao tratamento, mas, normalmente é indicado de 3 a 10 mg/kg a cada 12 horas.
CUIDADOS ESPECIAIS
Fontes: Cassu, R. N.; Nogueira, R. M. B.; Grumadas, C. E. S. Gabapentin as adjuvant in the control of postoperative pain in female dogs undergoing mastectomy. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.