Latanoprosta é um análogo direto da prostaglandina f2-alfa, que é utilizado na forma de colírio para a redução da pressão intra-ocular em pacientes portadores de glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular.
Este uso apresenta como efeito adverso o aumento de número, comprimento e espessura dos cílios. Estudos recentes avaliaram a ação no tratamento de alopecia e foi observado o aumento significativo da densidade capilar, apresentando aumento tanto de pelos velus quanto de pelos terminais.
Constatou-se que sua ação ocorre principalmente através do estímulo aos folículos capilares, prolongando a fase anágena e promovendo a conversão da fase telógena à fase anágena.
Observou-se que o desbalanço na concentração de prostaglandinas na região do couro cabeludo leva a uma redução da fase anágena e ao aumento das fases catágena e telógena, assim, maior proporção de fios permanecem na fase de queda e menor proporção na fase de crescimento capilar, gerando a alopecia.
Neste quadro, ocorre a miniaturização dos folículos capilares, reduzindo a conversão de pelos velus a pelos terminais, dando origem a pelos com tamanho e espessura reduzidos. O uso de Latanoprosta tem apresentado resultados de grande eficácia, promovendo em um período relativamente curto o aumento significativo da densidade capilar e redução da sua queda.
Indicações:
Concentração
Apresentação:
Outros ativos podem ser associados com latanoprosta para potencializar a ação.
Conservação/Armazenamento:
Confira no link abaixo uma reportagem exibida no Programa Bem-estar sobre o produto: