A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto de energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, entre outras.
Para diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o de índice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Quando o resultado de cálculo estiver entre 18,5 e 24,9 o peso é considerado normal.
O índice de massa corpórea é reconhecido pela OMS como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso. Mas, atenção, não deve ser o único parâmetro para definir os riscos relacionados à obesidade. Outros fatores, como circunferência abdominal e taxa de colesterol também são muito importantes.
Uma mudança de estilo de vida a longo prazo, incluindo dieta saudável e exercícios físicos em conjunto com suplementos eficazes na gestão de peso, podem apresentar uma intervenção para a obesidade.
A fim de desenvolver um ingrediente de perda de peso eficaz e seguro, foram analisados extratos de mais de quatrocentas plantas medicinais com capacidade de inibir o acúmulo de gordura nas células. Entre as plantas selecionadas, o extrato de folha de Piper betle e o extrato das sementes de Dolichos biflorus mostraram potente eficácia.
Lowat é derivado das folhas de Piper betle e sementes de Dolichos biflorus, ingredientes comumente usados na culinária da Índia e países do leste asiático.
Lowat age como coadjuvante na redução da gordura corporal e do IMC. Estudos mostraram que Lowat é capaz de aumentar a lipólise (quebra da gordura armazenada) e diminuir a adipogênese (geração ou acúmulo de gordura nos adipócitos), o que ajuda reduzir a formação e o acúmulo de gordura, diminuindo o peso corporal.
RECOMENDAÇÃO DE USO
APLICAÇÕES
VANTAGENS
DESCRIÇÃO/BIODISPONIBILIDADE
Lowat é um produto seguro e eficaz na perda de peso, derivado de duas plantas tradicionais: folhas de Piper betle e sementes de Dolichos biflorus. Lowat tem como alvo o tecido adiposo, diminui a formação de adipócitos e o acúmulo de gordura e estimula a queima de gordura.
MECANISMO DE AÇÃO
ESTUDOS CLÍNICOS
1- In vitro
Lowat inibiu a adipogênese em células pré-tratadas com os extratos das plantas e com Lowat. A inibição da adipogênese em adipócitos maduros foi melhor quando comparada aos extratos de Piper betle e Dolichos biflorus separadamente. Isso foi melhor quando comprova a ação superior do produto padronizado.
Lowat também aumentou a lipólise (quebra da gordura armazenada) em adipócitos maduros. A atividade lipolítica foi avaliada em adipócitos maduros medindo o glicerol liberado no sobrenadante. Os adipócitos tratados com 10,25 e 50mcg/ml de Lowat exibiram 18,10%, 28,60% e 51,39% de aumento no teor de glicerol em meio de cultura em comparação aos tratados com placebo.
2- Estudo pré-clínico
A eficácia de Lowat foi primeiro testada em ratos obesos induzidos por gordura. Foi fornecido aos ratos machos adultos uma dieta rica em gordura e, concomitantemente, placebo ou Lowat diariamente durante 8 semanas. Uma redução de 16% no ganho de peso corporal foi observada com Lowat comparada ao grupo placebo. Lowat também aumentou os níveis de adiponectina em 14% em comparação ao placebo.
3- In vivo
Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, randomizado, de 8 semanas, 50 indivíduos obesos ingeriram 900mg de Lowat por dia (300mg 3 x ao dia) ou placebo. Todos os indivíduos seguiram um adieta de 2000 calorias por dia e caminharam durante 30 minutos, 5 dias por semana.
Os resultados apontaram que Lowat reduziu 2,4 vezes mais que o placebo o peso corporal em 8 semanas. Os indivíduos que fizeram uso de Lowat perderam em 8 semanas uma média de 4,3kg, enquanto os indivíduos do grupo placebo perderam apenas 1,8kg. Em apenas duas semanas os participantes que ingeriram Lowat perderam em média 1,4kg, enquanto o grupo placebo perdeu 0,7kg.
Esses resultados também foram obtidos no parâmetro IMC. O grupo que estava tomando Lowat reduziu o IMC 2,4 vezes mais quando comparado ao placebo em 8 semanas: 1,66Kg/m2 em comparação com 0,71Kg/m2. Em apenas 2 semanas os resultados obtidos foram de 0,53Kg/m2 comparados a 0,31Kg/m2.
Além disso, estudos comprovaram que os indivíduos que tomaram Lowat tiveram um aumento de 15,4% na concentração de adiponectina no soro quando comparado ao placebo. Esse resultado sugere uma possível redução em estoques de gordura em indivíduos suplementados com Lowat, tendo em vista que a adiponectina aumenta a queima de gordura.
O grupo de Lowat também apresentou uma redução de 20,85% nos níveis séricos de grelina, hormônio que induz a fome, em comparação ao placebo. Também foi possível observar uma redução da glicose e dos triglicerídeos no soro comparado ao placebo.
SUGESTÃO DE FÓRMULAS
Lowat | 300mg |
Tomar 1 cápsula 30 minutos antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar.
Lowat | 450mg |
Tomar 1 cápsula 30 minutos antes do almoço e jantar.
Lowat | 300mg |
Meratrin | 400mg |
Relora | 125mg |
Tomar 1 cápsula 30 minutos antes do almoço e jantar.
Lowat | 450mg |
Evodia | 10mg |
Tomar 1 cápsula 30 minutos antes do almoço e jantar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS