Os cães e gatos que tem a alimentação natural tem um comportamento totalmente diferente dos que comem somente ração. A Nutrologia Veterinária pode ajudar seu animalzinho em todas as patologias. Ela atua de forma coadjuvante aos tratamentos muitas vezes já prescritos pelo clínico do paciente em questão. Os resultados são fantásticos e melhora muito a condição física e mental do animal.
Conversamos com a Dra. Larissa Bittencourt, sobre nutrição funcional veterinária e seus benefícios. Confira!
1) O que é alimentação natural?
Alimentação Natural para cães e gatos (ou AN), é uma forma de alimentar os nossos animais de estimação com alimentos frescos e minimamente processados, sem adição de qualquer aditivo químico e sem industrializados.
2) Qualquer cachorro ou gato pode comer?
Sim. Todos os animais podem receber AN, desde que a dieta esteja apropriada para o caso dele.
3) Qual a diferença entre a ração e a alimentação natural?
Simples. A ração é um produto industrializado que veio para facilitar a NOSSA vida, e não melhorar ou mesmo otimizar a saúde do cão. Já a alimentação natural é composta apenas por ingredientes 100% naturais ou minimamente processados que requer um preparo. Costumo falar que a ração é para o cachorro o que um lasanha congelada é para nós humanos. É gostosa? Sim. É pratica? Sim. É apetitosa? Sim. Igualzinho a ração dos nossos peludos. Mas você comeria lasanha congelada por toda a sua vida?
4) Existem alimentos, mesmo naturais, que são proibidos para cães e gatos?
Sim. São poucos mas eles existem. Como por exemplo: chocolate, carambola, uva e uva passa, cebola e acebolados, xilitol, folhas e casca de abacate (a polpa pode) e macadâmia.
5) A alimentação natural é a mesma para qualquer cachorro ou gato?
Não. Por exemplo: um cão com alguma patologia, deve receber a dieta elaborada exclusivamente para ele. Chamamos de Dieta Terapêutica. Ela irá auxiliar o tratamento já prescrito pelo veterinário clínico. Já um animal plenamente saudável pode receber todos os ingredientes possíveis (menos os proibidos). E a quantidade deverá ser
sempre de acordo com peso, idade e grau de atividade de cada animal.
6) O preparo é difícil?
É muito mais fácil do que muitos imaginam. O preparo é bem parecido com o preparo da nossa comida. E os animais ainda podem receber dieta crua com ou sem ossos. O que facilita bastante. O que pode parecer trabalhoso são os complementos ,que não podem estar ausentes na alimentação natural de cães e gatos.
7) O custo da alimentação natural para cães e gatos é mais alto do que a ração?
Não. O custo mensal de de AN é bem semelhante ao custo de uma ração premium e super premium. E se você mesma fizer a comidinha do seu pet, pode sair ainda bem mais barato.
8) Quais as principais vantagens para o animal?
São muitas. A principal de todas é que é muito mais saborosa e apetitosa para seu animalzinho, e ele certamente irá gostar muito mais do que ração. Porém, podemos conferir uma melhor disposição, facilidade em manter o peso ideal, pêlos mais brilhosos, fezes com menos mal cheiro e bem menos volumosa. Sem contar que a imunidade do seu animalzinho se mantém sempre alta, evitando o aparecimento de problemas saúde.
9) Além dos alimentos naturais, o animal que usa alimentação natural tem que usar
algum suplemento?
Sim. Todo animal que recebe AN deve usar alguns complementos. Os principais são: cálcio, omega-3 e vitamina D.
10) A carne deve ser dada crua ou cozida?
As duas são perfeitamente permitidas. A carne crua é natural e saudável para os animais, é a base principal da alimentação dos ancestrais caninos. Porém, podem possuir algumas bactérias, por isso, é importante que ao oferecer
carne crua para seu animalzinho você faça o congelamento profiláico, que varia para cada espécie.
11) Os ossos também entram nessa dieta?
Podem entrar sim, desde que estejam sempre crus. Ossos crus são perfeitamente digeridos pelo sistema gástrico dos cães e gatos.
12) Algum tipo de tempero é permitido na alimentação dos desses animais?
Sal, Salsinha, Alecrim, Estragão, Tomilho, Orégano, Dill / Endro, Manjericão, Sálvia, Hortelã, Canela, Açafrão-da- terra (cúrcuma), Gengibre fresco ralado.
13) Quantas porções devem ser oferecidas durante o dia?
No mínimo 2 vezes ao dia.
14) A comida pode ser preparada e congelada em porções diárias? Há alguma perda
nutricional ou de sabor?
Sim, pode. Você pode armazenar a comida de seu animalzinho congelada por até 40 dias e ela continuará viável nutricionalmente. Existe uma perda muito pequena, que não atrapalha na nutrição do animal.
15) À partir de qual idade pode ser iniciada a alimentação natural para cães e gatos?
A partir do desmame.
Dra. Larissa Bittencourt – Nutrição Veterinária – Contato: 32 3083-7570.
Hospital San Raphael, Rua Dr. Pedro Mendes, 20 – Bom Pastor – Juiz de Fora.