Nem sempre é preciso abdicar de comidas gostosas para ter uma alimentação saudável. Consumir menos sódio, menos açúcares e mais fibras, são exemplos de substituições saudáveis que fazem toda a diferença na sua saúde!
Comece o dia bem! Troque os cereais matinais pelo amaranto em flocos, aveia também em flocos (grandes) ou granola caseira.
Os salgadinhos de milho devem ser trocados por frutas frescas ou secas ou mix de castanhas, nozes ou, até mesmo biscoitos caseiros.
Já o macarrão instantâneo, pode facilmente ser substituído por qualquer massa desde que feita somente com farinha e água.
Que tal trocar aquele brigadeiro calórico por um doce mais light?! Frutas são uma ótima pedida! Se forem morangos, kiwis ou melancia, melhor ainda!
Para o lanchinho da tarde, o pão de forma dá lugar à tapioca, bolo de milho caseiro, cuscuz, pão de queijo ou bolo de mandioca caseiro.
A maionese pode ser substituída por iogurte natural ou queijo cottage caseiro, pesto, maionese de banana verde, de cenoura, entre outros.
Todos os caldos e temperos industrializados contém muito sódio, entre outros componentes que não fazem bem para o organismo. Trocá-los por ervas naturais como alecrim e tomilho é importante.
O mesmo vale para a pipoca de microondas e a pipoca de panela. Parece bobo, mas a pipoca de panela tem menos calorias e menos sódio que a pipoca de microondas!
Outra dica é consumir lanches como hambúrgueres e pizzas com moderação. Uma boa opção é substituí-los por sanduíches naturais, peixe grelhado com legumes e verduras, assim seu lanche fica muito mais saudável.
Viu como é possível comer bem sem abrir mão da saúde? Basta fazer as escolhas certas! Afinal, uma boa alimentação previne doenças, ajuda a perder peso e garante uma melhor qualidade de vida. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3216-7600
Fonte: Ministério da Saúde