Doenças articulares em pets

Conheça os sintomas e saiba como evitar e tratar as mais comuns entre os bichinhos

As doenças articulares afetam não só os seres humanos, mas podem também os seus bichinhos. Nos animais, elas podem se manifestar de duas formas: a aguda e a crônica.

As agudas incidem de maneira acelerada e intensa, e precisam de tratamento do diagnóstico até a cura.  Já a forma crônica não possui cura imediata, podendo apenas ser controlada. Os sinais clínicos incidem de maneira menos intensa, mas contínuos. Ainda dentro das doenças crônicas, existem as degenerativas, que afetam o local de incidência e regiões próximas. Na grande maioria dos casos, os efeitos podem ser retardados e controlados.

As doenças mais comuns são artrite, artrose, osteoartrite e doença degenerativa articular. Todas elas incidem diretamente as articulações e apresentam diferentes níveis de intensidade. Por isso há a necessidade de um tratamento específico para cada enfermidade. Com o tempo, podem causar complicações sérias, comprometendo a locomoção e qualidade de vida do seu companheiro.

Como reconhecer?

Reconhecer os sinais clínicos é essencial para um diagnóstico precoce junto ao veterinário. Tenha atenção se o seu pet começar a apresentar:

Dificuldade para andar – Repare se o bichinho está andando de maneira diferente (mancando ou se apoiando demais em algum membro específico);

Dificuldade para beber água ou comer – Observe se o pet apresenta sinais de dor e/ou desconforto ao abaixar o corpo ou quando se apoia nas patas dianteiras.

Dificuldade para encontrar uma boa posição para dormir – O animal pode sentir dificuldades ao se deitar.

Mudanças no comportamento – Se antes gostava de colo, de brincar e de ser escovado, passam a não gostar desses hábitos. Pode ser sinal de dor.

Sua atenção é essencial para detectar os primeiros sinais clínicos. Lembre-se de que é imprescindível levar o seu pet ao veterinário para confirmar o diagnóstico!

Tratamento

Para qualquer problema articular, há um tratamento. Quando não há cura é possível melhorar a qualidade de vida e bem-estar do animal, com ótimos resultados. Como suporte, pode ser indicados a fisioterapia, acupuntura e/ou hidroginástica. Em qualquer caso, crônico ou agudo, a aplicação de medicamentos específicos é essencial e deve ser receitado por um médico veterinário.

Prevenção

Não há uma maneira 100% eficaz de evitar as doenças articulares, já que todos os animais sofrem desgaste natural das articulações com a idade e/ou devido a situações específicas de acidentes. Apesar disso, você pode ajudar a fortalecer a musculatura do animal e evitar situações propícias a lesões. Experimente:

Manter o pet aquecido – Quando o pet sente frio, as articulações tendem a ser mais forçadas;

Atenção ao peso – Animais com sobrepeso e obesidade sofrem com processos inflamatórios no organismo, além de terem sobrecarga nas articulações;

Medicamentos de suporte – Principalmente no caso de pets idosos, medicamentos de suporte ao organismo como um todo podem adiar o aparecimento de problemas articulares;

Ambiente caseiro seguro – Se o piso for escorregadio, usar tapetes ou pisos emborrachados para melhorar o atrito das patas, pois a instabilidade ao se locomover pode comprometer as condições articulares. No caso de animais que costumam subir e descer escadas, móveis como sofás e camas, é importante garantir que façam este deslocamento de forma segura.  Em escadas, restringir o acesso sempre que possível, e em móveis (no caso de gatos), pode-se colocar rampas auxiliares para subir e descer com mais segurança;

Consultas preventivas – Levar o pet periodicamente ao veterinário ajuda a prevenir muitas doenças, e o diagnóstico precoce pode evitar sofrimento e complicações futuras;

Suplementações específicas – Auxiliam no desenvolvimento e fortalecimento da musculatura, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo. Na Farmácia Cavalieri trabalhamos com o UC-II, um colágeno poderoso, e de muito eficiência, específico para articulações.

Conheça nossa linha de produtos para pets e conte conosco para cuidar dos seus bichinhos!