As chances de cura são muito maiores quando o câncer de mama é identificado em um estágio inicial
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte. Por essa razão, nesse Outubro Rosa voltamos a te lembrar da importância do diagnóstico precoce.
O autoexame é um grande aliado na identificação de diversos sintomas do câncer de mama. Entre eles, o mais comum é o caroço no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor. Ele está presente em mais de 90% dos casos da doença.
Além desse, entretanto, outros podem aparecer. Por isso, também é importante manter a atenção para sinais como pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja, pequenos caroços embaixo do braço ou no pescoço, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Entretanto, para o diagnóstico completo e confiável, é imprescindível que se consulte um especialista.
Se falamos de prevenção, é fundamental lembrar, também, que alguns comportamentos podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Entre eles, manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativo e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O aleitamento materno também é um grande fator de proteção.
Mas não se esqueça que, mesmo mantendo um estilo de vida saudável, todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde. Para as entidades médicas, o exame deve começar antes, a partir dos 40 anos, e ser realizado anualmente.
Por meio da mamografia, é possível detectar o câncer ainda em estágio inicial, quando ele ainda não pode ser identificado no autoexame ou em exames de rotina. E, nessa fase inicial do câncer, as chances de cura são muito mais altas. Além disso, o tratamento é mais simples e menos agressivo para a paciente.
Por isso, nós da Farmácia Cavalieri reforçamos: não espere mais para cuidar da sua saúde. Realize o autoexame com frequência e faça a mamografia e os exames de rotina.