• (32) 3216-7600
  • (32) 99114-0150 (WhatsApp)


  • Seg. a Sexta das 08:00 às 19:00
  • E aos sábados das 08:00 às 13:00

Dicas de Saúde

Outubro Rosa para Cães e Gatos

Quando fui convidada pela Farmácia Cavalieri para escrever sobre a importância da campanha Outubro Rosa para Cães e Gatos, fiquei pensando em quantas vezes em minha rotina clínica ouvi tutores dos meus pacientes dizerem que encontraram algo diferente em seu animalzinho de estimação e acabaram deixando de lado, achando que não era nada importante ou até mesmo esperando “pra ver se cresce”.

Este comportamento, que não é incomum, pode ser o divisor de águas entre o salvar uma vida ou perdê-la, já que, o aparecimento de nódulos ou “caroços” em animais é um sinal tão importante quanto em nós humanos.

A campanha Outubro Rosa, surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, numa tentativa de alertar as mulheres americanas sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama.

A campanha ganhou o mundo e se expandiu aos nossos amados amiguinhos peludos. Isso gerou grande satisfação para nós oncologistas veterinários, visto que, a partir de uma ação da medicina humana, tutores e médicos veterinários passaram a observar melhor a posição de cães e gatos em relação ao aparecimento da doença.

Dra. Érica segurando Lia, Yorkshire livre de carcinoma mamário desde junho de 2017. Foto: arquivo pessoal

Muitas pessoas me perguntam se os animais antigamente não tinham câncer. Sempre respondo que talvez fossem subdiagnosticados, ou ainda, tivessem uma expectativa de vida menor e, consequentemente, menos tempo para o aparecimento da enfermidade.

Hoje, se formos falar especificamente dos tumores de mama, sabemos que estas são as neoplasias mais freqüentes nas fêmeas, especialmente em mulheres e cadelas, sendo que, nas cadelas, a maioria destes tumores, infelizmente, é de característica maligna.

Temos conhecimento que os riscos de câncer de aparelho reprodutivo, incluindo mama, ovários e próstata – sim, os meninos também são susceptíveis a esta doença – podem ser amplamente reduzidos com a esterilização cirúrgica (castração) precoce antes do primeiro cio, ou ainda, da maturidade sexual no caso dos machos.

Nas gatas, é sabida a alta prevalência da doença, principalmente porque alguns proprietários ainda insistem em realizar injeções de hormônios para evitar o cio.

Ainda que controversos, diversos estudos indicam que as altas doses de progestágenos em injeções anticoncepcionais de uso prolongado podem ser um fator de risco para o aumento das neoplasias mamárias em animais.

É notório que a prevenção é a melhor forma de evitarmos as complicações inerentes ao câncer. Atualmente, existem técnicas de diagnóstico que vão desde uma simples punção aspirativa (PAAF) para citologia, que pode ser feita no próprio consultório, até uma biópsia para diagnóstico antecipado da doença.

Além disso, assim como na medicina humana, os animais também contam com tratamentos modernos que podem melhorar a qualidade, a expectativa de vida ou ainda, promover a completa cura, a depender do tipo de tumor.

Esses tratamentos vão desde cirurgias, até o uso de técnicas diversas como quimioterapia, radioterapia, eletroquimioterapia, entre outros.

Por isso, se você tem um animalzinho de estimação, leve-o sempre ao médico veterinário para exames periódicos. Como prática na minha rotina de trabalho, informo a todos os tutores dos meus pacientes que qualquer nódulo deve ser examinado laboratorialmente e não pode ser negligenciado. Acompanhar ou deixar para depois, pode significar perigo à vida de seu companheirinho. O tutor tem papel fundamental nesta batalha.

Ao fazer carinho em seu animal, é importante verificar se existem nódulos ou saliências sob o pêlo ou pele. Apalpe sempre as mamas das fêmeas a procura de nodulações e marque uma avaliação com um médico veterinário especializado, caso note algo diferente. Um oncologista veterinário poderá te auxiliar e avaliar melhor a situação, garantindo a longevidade e melhoria na qualidade de vida do seu animalzinho.

Dra. Érica B. S. Tavares Cruz
Médica Veterinária – CRMV-MG 16.897
Especialista em Oncologia Veterinária | Instituto Qualittas – RJ