Nos últimos anos, o consumo de lactose tem sido um ponto de muita discussão e atenção, principalmente por alguns incômodos causados. A Farmácia de Manipulação Cavalieri ouviu a Dra. Camilla Nery, nutricionista esportiva e clínica funcional com vasta experiência, e traz abaixo várias orientações para um melhor esclarecimento do assunto.
1- O que é a lactose?
Lactose é o açúcar do leite.
2- Porque, nos dias atuais, o consumo da lactose é tão condenado?
O consumo de lactose nos dias atuais merece uma atenção especial. Muitas vezes um desequilíbrio na microbiota intestinal pode ser de fato a causa dos sintomas, e não só o consumo da lactose.
3- Quais os malefícios do seu consumo?
A Lactose – açúcar do leite, em nosso intestino torna-se fonte de alimento para as bactérias intestinais ruins. Com o aumento dessas bactérias maléficas pode-se gerar um quadro de disbiose (desequilíbrio entre bactérias boas e bactérias ruins). Esse desequilíbrio pode acarretar várias disfunções em nosso organismo.
4- Existe relação entre a retirada da lactose da dieta e o emagrecimento?
Essa associação pode sim ter uma relação direta. Mais importante do que pensar em intolerância a lactose é pensar como está esse intestino/microbiota. A lactose pode aumentar a inflamação do organismo e com isso atrapalhar a queima de gordura.
5- Seu consumo está diretamente relacionado a casos de alergias respiratórias?
A lactose e proteínas do leite estão associadas ao aumento da produção de muco – o catarro. Diretamente associado a rinite, sinusite, otite e demais doenças respiratórias.
6- Qual a diferença entre alergia e intolerância a lactose?
A alergia está relacionada a proteínas do leite e a lactose trata-se do açúcar do leite. É preciso atenção para diferenciar e tratar de forma correta caso necessário.
7- Quais os sintomas?
Os sintomas da intolerância podem ir desde distensão abdominal, gases, má digestão, diarreia até enxaqueca.
8- Tendo ou não alergia ou intolerância a lactose, seu consumo deve ser evitado?
Caso tenha intolerância recomendamos a retirada total de leite e derivados além de tratar o intestino. Caso não seja diagnosticado a intolerância, essa retirada deve ser avaliado por um nutricionista.
9- Como pode ser substituído?
Grandes variedades estão presentes no mercado atual, como a búfala, cabra e leites vegetais.
10- Todo leite de origem animal tem lactose? Na mesma quantidade?
Sim, porém algumas pessoas podem ter intolerância a um animal específico e a outro não. A quantidade varia de acordo com o produto consumido.
11- Somente as bebibas vegetais não têm lactose?
Sim
12- Bebida de origem vegetal pode substituir o de origem animal sem nenhuma perda?
Sim, desde que a alimentação seja variada e rica em nutrientes.
13- Os iogurtes têm menos teor de lactose do que o leite?
Sim
14- Uma pessoa que não consome leite de origem animal tem que fazer reposição de cálcio ou de outro nutriente?
O leite é sim o alimento que possui o maior teor de cálcio, mas não melhor em absorção a nível intestinal. Reforçando o consumo de vegetais verdes escuros principalmente, essa necessidade de cálcio será alcançada.
15- Quais alimentos seriam fontes de cálcio?
Brócolis, tofu ( queijo de soja), sardinha, grão de bico, linhaça, aveia, chia, castanha do pará.
16- Tem uma dica de uma bebida vegetal que a pessoa possa fazer em casa, que tenha um sabor agradável e um custo acessível?
Bebida de arroz, inhame, coco além das mais conhecidas: castanhas e amêndoas.