• (32) 3216-7600
  • (32) 99114-0150 (WhatsApp)


  • Seg. a Sexta das 08:00 às 19:00
  • E aos sábados das 08:00 às 13:00

Perguntas e Respostas

Proteção Solar

Confira abaixo as orientações da Dra. Débora Gaburri, dermatologista, atuante na cidade de Juiz de Fora, para alguns questionamentos levantados pelaFullSizeRender Farmácia de Manipulação Cavalieri sobre proteção solar.

O sol faz mal em qualquer horário?
O sol traz risco em todos os horários, pois a radiação UVA está presente durante todo o dia e ela é a responsável pelo envelhecimento e o câncer de pele. Contudo a radiação UVB, que traz a queimadura do sol, está presente das 10h às 16h, dessa forma nestes horários estamos mais sujeitos a ficarmos queimados. Mas para envelhecermos e estarmos sujeitos a desenvolver um câncer de pele a exposição a qualquer horário do dia é prejudicial e durante todo o ano, pos a radiação UVA possui a  mesma intensidade tanto no verão quanto no inverno.

O que significa o número de FPS?
Significa Fator de Proteção Solar e o quanto o protetor solar é capaz de proteger a sua pele. Usando, por exemplo, um protetor solar fator 50, você está protegido 50 vezes mais do que se não estivesse usando-o para atingir a chamada dose eritematosa mínima.

Como escolher o fator ideal para minha cor de pele?
Apesar das controvérsias quanto ao fator de proteção solar que devemos usar, pois acima de 30 não existe uma diferença significativa no percentual de proteção dos protetores, devemos escolher um fator de proteção alto. Isso porque normalmente, passamos uma camada muito fina para que não fique melado e pegajoso o que corresponde a no máximo 50% da quantidade necessária para estarmos protegidos. Assim, se você usa um filtro solar fator 50 e aplica uma camada muito fina este fator já reduziu para no máximo 25. Desse modo, devemos aplicar um protetor solar com no mínimo fator 30.

Nos dias nublados eu preciso aplicar o fotoprotetor?
Todos os dias, faça sol ou chuva, porque a radiação UVA penetra pelas nuvens e esta radiação envelhece a pele, pode causar câncer de pele e está presente durante todo o dia durante os 365 dias do ano.

Dentro de casa ou trabalho eu tenho que aplicar o fotoprotetor?
Sim, pois as luzes artificiais também mancham e envelhecem a pele.

Existe diferença entre o protetor solar para o rosto e para o corpo?
Quanto ao fator deveria ser o mesmo, contudo, o protetor solar da face deve ter uma cosmeticidade mais adequada principalmente para as pessoas de pele oleosa, pois os filtros muito gordurosos podem causar cravos e espinhas.

Quanto tempo antes da exposição ao sol, eu devo aplicar o protetor?
No mínimo 30 minutos antes e reaplicar a cada 2 horas.

Existe diferença entre filtro pra uso diário e o para uso em praia e piscina?
O protetor de uso em praia e piscina deve ser aquele que possue maior resistência a água e ao suor.

Qual quantidade de filtro solar eu devo aplicar?
A quantidade deve ser uma colher rasa de chá para cada área a ser aplicada.

Quem tem melasma (manchas escuras na pele, mais comumente na face) pode se expor ao sol?
Hoje o melasma é considerado uma doença crônica e ainda sem cura definitiva. Os tratamentos devem se estender durante todo o ano, pois um final de semana na praia pode destruir os cuidados de todo o ano. A pele onde existe a mancha, mesmo tomando todos os cuidados como uso de chapéu, protetor a cada duas horas e ficar somente debaixo do guarda sol, irá escurecer.

Protetor solar com cor de base faz mal?
Não traz nenhum prejuízo à pele e é indicado para todos os pacientes em tratamento de manchas. Ele faz uma barreira física que protege ainda mais a pele.