• (32) 3216-7600
  • (32) 99114-0150 (WhatsApp)


  • Seg. a Sexta das 08:00 às 19:00
  • E aos sábados das 08:00 às 13:00

Dicas de Saúde

Obesidade

1 – Como definir obesidade?

Obesidade é uma alteração da composição corporal, com determinantes genéticos e ambientais, definida por um excesso relativo ou absoluto das reservas corporais de gordura, que ocorre quando, cronicamente, a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal, e que resulta com freqüência em prejuízos significantes para a saúde. Isso significa que tanto o componente hereditário como o do meio ambiente são importantes na determinação da obesidade.

2 – Qual o peso normal?

O limite entre peso normal (peso da população associado à menor mortalidade para altura) é arbitrário, podendo haver diferenças entre as populações estudadas. Pode-se estabelecer basicamente dois tipos de diagnósticos frente a um paciente:

diagnóstico quantitativo: refere-se à massa corpórea ou à massa de tecido adiposo;
diagnóstico qualitativo: refere-se à distribuição de gordura corporal ou à presença de adiposidade visceral.
Na prática clínica, o cálculo do índice de massa corpórea (IMC ou BMI, de body mass index), também conhecido por Índice de Quetelet, que é o peso (em kg) dividido pelo quadrado da altura (em m2), é ainda o mais utilizado. O IMC tem cálculo simples e rápido, apresentando boa correlação com a adiposidade corporal. Entretanto, além de não distinguir gordura central de gordura periférica, o IMC não distingue massa gordurosa de massa magra, podendo superestimar o grau de adiposidade em indivíduos musculosos. O IMC normal é entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

3 – Como definir excesso de peso e obesidade?

Excesso de peso ou sobrepeso está presente quando o IMC fica entre 25 e 29,9 kg/m2. Boa parte dos indivíduos não tem sua saúde ameaçada nesta faixa, mas uma fração não desprezível das pessoas com sobrepeso pode já apresentar alguma complicação a ele relacionada. Obesidade ocorre quando o IMC é igual ou maior que 30 kg/m2. Isso equivale, aproximadamente, a uma mulher com 1,60 m e mais que 77 kg ou a um homem com 1,75 m e mais que 92 kg. Nesta faixa de peso, costumam ocorrer doenças associadas à obesidade.