O verão terminou e, com ele, a rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada acaba sendo deixada de lado. Essa interrupção pode causar problemas de saúde que vão desde o efeito sanfona até o risco de hipertensão. Mas como manter hábitos saudáveis durante o ano todo?
Comer salada em climas mais frios pode não ser tão atrativo, por isso, uma boa solução é preparar os legumes cozidos ou refogados com azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco. Ah! Não se esqueça das frutas e verduras!
O consumo de líquidos deve ser o mesmo em qualquer estação. Beba bastante água, sucos naturais e vale até fazer águas aromatizadas.
A falta de tempo não pode ser um pretexto! Uma boa dica é reservar um dia para preparar as refeições que irá consumir durante o resto da semana. Quer saber como fazer as folhas durarem mais tempo? Clique aqui.
Para manter o estímulo e otimizar os resultados, procure atividades físicas que te agradam, assim, você sempre terá motivação, mesmo com preguiça ou chuva, por exemplo.
Crie metas, seja reduzir medidas, ganhar músculos ou diminuir a pressão arterial. E, toda vez que atingi-las, estabeleça novos objetivos.
É recomendado que todos façam semanalmente 5 atividades aeróbicas, 2 de flexibilidade e 3 de musculação. Se o tempo está curto, mantenha, pelo menos, uma frequência de 3 vezes por semana. Antes pouco que nenhuma.
Busque orientação de um profissional para que ele ajuste os exercícios e você não caia em um rotina, evitando a desistência.
Ter hábitos saudáveis é essencial para evitar o surgimento e progressão de doenças crônicas e ter uma vida mais longa. Criar bons hábitos o ano inteiro é possível e, aos poucos, o corpo e a mente se acostumam com a nova rotina. Tenha foco e, se possível, busque auxílio de profissionais especializados.
Fonte: tribunademinas.com.br