A nossa pele está exposta a inúmeros agressores que contribuem para a formação de radicais livres – espécies reativas ou moléculas, altamente instáveis. Essas substâncias são produzidas em pequenas quantidades pelo metabolismo celular, como na produção de energia, fagocitose, controle do crescimento celular e síntese de compostos biológicos. Sua formação ocorre devido à poluição do meio ambiente, exposição solar, resíduos de agrotóxicos presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros), raio-X, radiações ultravioleta e gama e, por fim, estresse.
As mudanças na pele tornam-se visíveis com a exposição e o passar do tempo: aparecimento de rugas, aspereza, falta de pigmentação e flacidez.
O embasamento científico possibilitou o desenvolvimento de vários ativos cosméticos e nutricosméticos empregados em novos produtos, especialmente contendo antioxidantes com os quais é possível retardar os efeitos cutâneos dos radicais livres.
O antioxidante, como o próprio nome sugere, impede a oxidação, e também inativa a formação dos radicais livres, com foco em diminuir seus efeitos e reparar os danos celulares por eles provocados. Um exemplo de um excelente antioxidante eficaz no tratamento da pele é a vitamina E, que interrompe a formação dos radicais livres envolvidos na peroxidação lipídica ao doar hidrogênio, convertendo-os em uma forma menos agressiva, de fraca ou nenhuma toxicidade, para proteger os lipídios e fosfolipídios da membrana contra a oxidação. Os benefícios do seu uso são a hidratação cutânea e proteção contra radiação ultravioleta.
Outros exemplos de antioxidantes são os polifenóis, que também atuam contra o aumento da peroxidação lipídica. Essas substâncias trabalham para preservar a barreira da pele e proteger contra os efeitos deletérios da radiação UV, como o envelhecimento cutâneo, e aumentam a síntese de colágeno tipo 1. Elas ainda tratam e previnem o aparecimento das linhas de expressão.
Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando nesse link https://goo.gl/6QSba4 ou ligue para 3216-7600
Fonte: consulfarma.com