• (32) 3216-7600
  • (32) 99114-0150 (WhatsApp)


  • Seg. a Sexta das 08:00 às 19:00
  • E aos sábados das 08:00 às 13:00

Dicas de Saúde

Rotulagem Adequada: conheça as propostas

Você sabe, realmente, o que está comendo? Tudo o que ingerimos reflete diretamente em nosso bem-estar físico e mental: os alimentos podem nos ajudar a curar uma doença, assim como podem, também, nos tornar doentes, como no caso da obesidade. E é aí que a Rotulagem Adequada entra: você compraria um produto que, em sua embalagem, tem um aviso em destaque do Ministério da Saúde com os dizeres “Muita Gordura Saturada” ou escolheria algum outro na prateleira?

A informação clara e padronizada nos rótulos garante que escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes sejam feitas. Por isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende mudar as regras de rotulagem nutricional dos alimentos no Brasil.

COMO SÃO OS RÓTULOS HOJE

As embalagens cumprem as regras estipuladas pela Anvisa, com obrigatoriedade de determinadas informações nutricionais, mas isso não é suficiente para nos deixarem totalmente informados sobre o conteúdo dos produtos, já que há dificuldade em compreender os dados da forma como são apresentados.

Exemplos de outros países e estudos científicos, assim como organismos internacionais como a Organização Panamericana de Saúde, confirmam que a Rotulagem Adequada é uma peça-chave para orientar os consumidores e ajudar no processo de decisão de compra.

PROPOSTAS DE ROTULAGEM ADEQUADA

Hoje há duas propostas sendo analisadas: uma da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA), que apresentou um modelo baseado em cores e mais discreto, e outra do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) em parceria com a Universidade Federal do Paraná, que visa algo mais explícito e compreensível para a população em geral.

Na proposta da ABIA a parte frontal da embalagem passa a ter uma base indicativa por porção com ícones coloridos em verde, amarelo e vermelho nos ícones de sódio, açúcares totais e gorduras saturadas.

Nova embalagem proposta pela ABIA: ícones coloridos de entendimento universal

Nova embalagem proposta pela ABIA: ícones coloridos de entendimento universal. Foto: divulgação

Já na proposta do IDEC sopas instantâneas, refrigerantes, biscoitos e demais alimentos processados ou ultraprocessados receberão selos de advertência para indicar qualquer quantidade de adoçante e gordura trans, além de açúcar, sódio e gorduras totais e saturadas em excesso.

O intuito é tornar a informação nutricional mais fácil e visível, para deixá-la mais descomplicada e ajudar o consumidor a fazer decisões alimentares mais saudáveis.

Proposta de embalagem IDEC: símbolo desenvolvido a partir de uma análise técnica de modelos de sucesso no Chile e Equador

Proposta de embalagem IDEC: símbolo desenvolvido a partir de uma análise técnica de modelos de sucesso no Chile e Equador. Foto: divulgação

A Farmácia Cavalieri defende o direito a uma alimentação apropriada, por isso apoia a ideia da Rotulagem Adequada, afinal a sociedade como um todo precisa reconhecer o impacto que nossos hábitos alimentares causam na nossa saúde e no ambiente em que estamos inseridos. Lembre-se: você tem o direito de sabe o que come!

Garantir à população o poder de decisão por alimentos mais ou menos saudáveis é essencial para combater a obesidade e outras doenças relacionadas ao consumo excessivo de sódio, gorduras saturadas, açúcar etc. Para assinar a petição para que a Anvisa revise a norma de rotulagem nutricional brasileira, clique aqui.