Saúde do homem: dicas que todos eles devem seguir

No dia 15 de julho é comemorado o Dia do Homem, data criada para conscientização da importância dos cuidados com a saúde do homem, a fim de prevenir doenças e complicações futuras.

Dados do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE mostram que a maioria dos homens ainda tem certo receio ou, até mesmo, preconceito na hora de procurar aconselhamento médico e cuidar do próprio corpo e mente.

Com isso, muitas doenças que poderiam ser evitadas acabam se manifestando. Por isso separamos algumas dicas de saúde que todo homem precisa seguir. Afinal, saúde em primeiro lugar sempre, certo?!

Dicas de saúde do homem

Saúde do Homem: uma boa alimentação faz toda diferença

Saúde do Homem: uma boa alimentação faz toda diferença. Créditos: Prudence Earl / Fonte: Unsplash

Boa alimentação

Trocar refeições gordurosas e fritas por uma alimentação balanceada com frutas, legumes, verduras, grãos e cereais, além de evitar o sobrepeso, auxilia na prevenção de diversas doenças como diabetes, derrames, hipertensão, obesidade, infarto e até câncer.

Saúde do Homem: atividades físicas, pelo menos, 3 vezes por semana

Saúde do Homem: atividades físicas, pelo menos, 3 vezes por semana. Créditos: prostooleh / Fonte: Freepik

Exercícios Físicos

Fazer qualquer atividade física por, no mínimo, 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana deixa o corpo e mente em forma, além de aliviar a tensão do dia a dia. Lembrando que a prática de exercícios está diretamente ligada ao aumento da produção de testosterona, hormônio responsável, também, pelo desejo sexual.

Saúde do Homem: consultar o médico regularmente previne problemas futuros

Saúde do Homem: consultar o médico regularmente previne problemas futuros. Créditos: peoplecreations / Fonte: Freepik

Consulta médica regular

A melhor forma de evitar uma doença é fazer a prevenção. Por isso, realizar check-ups anuais e procurar orientação médica sempre que necessário é uma maneira eficaz de impedir futuras doenças e garantir uma qualidade de vida ainda melhor.

Saúde do Homem: encontre atividades que tragam a calma

Saúde do Homem: encontre atividades que tragam a calma. Créditos: Tamarcus Brown / Fonte: Unsplash

Evitar o estresse

Controlar a irritação não é uma tarefa fácil, mas ajuda a prevenir o desenvolvimento de inúmeras doenças. O segredo é encontrar atividades que tragam a calma como ler, meditar ou mexer com plantas no jardim, por exemplo.

Saúde do Homem: um bom sono ajuda o sistema imunológico

Saúde do Homem: um bom sono ajuda o sistema imunológico. Créditos: Dragana_Gordic / Fonte: Freepik

Dormir bem

Ter um sono de qualidade é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, consolidar a memória, relaxar a musculatura e liberar hormônios. Noites de sono ruim podem aumentar o risco de hipertensão e diabetes. Confira aqui 10 alimentos que ajudam a dormir melhor.

Se incluídas no dia a dia, essas pequenas atitudes podem fazer toda diferença não só na saúde do homem, como em seu bem-estar e qualidade de vida.

Aqui na Cavalieri manipulamos de medicamentos personalizados e com doses individualizadas, além de vitaminas e produtos para cuidados com a pele, barba e cabelos masculinos. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3216-7600